sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Conta uma piada?

Per ludum, per jocum
Por brincadeira, por prazer



Não. Não pretendemos trabalhar no Zorra Total, Praça é Nossa ou animar sua festinha de aniversário (a não ser que você pague muito bem).
Como definiu Bete Dorgan, poderíamos chamar esse mesmo curso de: "Atuação Cômica", afinal o humor é tão amplo que pode facilmente cair num clichê. E aqui, estudaremos os aspectos cômicos de textos clássicos no teatro, na improvisação, na vida.
Estudaremos para sermos engraçados? Se aprende a ser engraçado? Talvez o mais difícil e mais importante seja: Ser interessante.
Prefiro muitas vezes o sorriso, o silêncio, por que não...A melancolia? O humor também pode ser poesia, também pode ser dor. Afinal, o riso sempre vem de alguma forma de identificação. O riso pode ser riso de desespero, riso de escárnio... O fato é que o riso nos coloca em contato com a nossa essência!
Há estudos, textos e poesias que comparam o riso ao orgasmo: A respiração se altera, os músculos se contraem para então, um relaxamento total e absoluto. Existe um poder infinito no riso, assim como em todas as outras linguagens da arte.
O humor nos ajuda a enxergar a vida de outra forma, e é isso que todos "nozes" queremos com nossos respectivos cursos e disciplinas: Subverter a realidade, dar e receber muitos sorrisos!

Nadja

5 comentários:

  1. Arrasou Nadja! Quebrando todos os clichês!!!!

    ResponderExcluir
  2. Yeeeaaahhh... Isso aêeeee!!! Sempre bom lembrar que há muita coisa além de palhaços e piadistas...

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Esse blog está ficando tão interessante...! Que ótimo por dividir isso tudo. Nadja, obrigada.

    (E que bom que não é zorra total porque disso já estamos bem fartos)

    Beijo.

    Juba

    ResponderExcluir
  4. Nadja mandou muito bem =D ..
    Gsoteii mtu do post! =D

    ResponderExcluir
  5. Muito legal mesmo, muito além do patrão televisivo de fazer "humor".

    ResponderExcluir