quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Técnicas de queeee?

Éeee, amiguinhos da SP. Afinal de contas o ano começou, e aquela mesma pergunta dos primeiros dias de processo seletivo volta à tona: “QUE PORRA É ESSA DE TÉCNICAS DE PALCO???” A verdade é que, não que nós, os alunos desse curso, não soubéssemos o que faz realmente um Técnico de Palco, mas não tínhamos idéia do tamanho da abrangência e importância dessa profissão.

Dia após dia desses primeiros e longos instantes de aula, tem vindo até nós um dos arte-educadores e nos mostrado alguns dos caminhos a que podemos enveredar. Vou explicar: quando se faz Faculdade de Engenharia, forma-se um engenheiro. Quando se faz Faculdade de Arquitetura, fato, forma-se um arquiteto. Mas, quando se faz o curso de Técnicas de Palco, e digo “o curso” por sermos os únicos e primeiros alunos do país nessa área, forma-se um número tão grande de profissões que torna-se difícil conceber que tamanha resposabilidade e versatilidade caibam num só título: Técnico de Palco.

Esta, como poucas, é uma profissão tão polivalente que não sabemos exatamente onde começa ou termina. Fato é que quase todos os setores de teatro e, de forma mais abrangente, de palco, cabem nela. É, acreditem ou não, onde houver um espetáculo, estaremos lá; esquivando-nos pelos cantos, movendo-nos sem que nossas presenças sejam notadas e vendo a magia acontecer com a certeza de que, sem nosso trabalho, nada seria possível.

Nesta quarta-feira, dia 24 de fevereiro, tivemos aula com esta figura gentil e assustadoramente competente que é o J. C. Serroni, coordenador dos cursos de Técnicas de Palco e Cenografia e Figurino. As possibilidades que ele abriu-nos no exerccício das técnicas de palco, são quase tão grandes quanto suas imaginações podem alcançar, desde que vocês não sejam muito criativos. Dentre as opções, nosso curso nos proporcionará boa formação para sermos DIRETORES TÉCNICOS para coordenarmos o uso adequado e cabível de teatros, CENOTÉCNICOS na operação de cenários e dispositivos cênicos, MAQUINISTAS DE MONTAGEM e MAQUINISTAS DE MANOBRA para manipulação do maquinário teatral, DIRETORES DE CENA para dirigirmos o andamento técnico do espetáculo durante sua execução, ADERECESITAS CÊNICOS, SERRALHEIROS CÊNICOS, PINTORES DE ARTE, PINTORES DE LISO, COSTUREIROS CÊNICOS e ESTOFADORES na construção e execução de cenários, CONTRA-REGRAS, ELETRICISTAS CÊNICOS, CORTINEIROS, PRODUTORES EXECUTIVOS DE CENOGRAFIA, etc.

Enfim, numa mistura de assombro e contemplação descobrimos, gradualmente, que seremos mais do que apenas um, seremos muitos em um só. E, após esta tentativa, talvez não tão bem sucedida, de esclarecer quem ou o que somos nós, aprendizes do curso de Técnicas de Palco, este que engloba quase todo o fazer teatral, me despeço antes que este texto, de tão longo, torne-se um livro.


D.W.

4 comentários:

  1. basicamente, é o bom e velho faz tudo, no melhor sentido dessa expressão!

    figura importantíssima nos teatros!

    ResponderExcluir
  2. Gostei do texto!
    Vamos entendendo mais cada curso, cada especialidade! vamos que vamos...

    Aninha Terra

    ResponderExcluir
  3. Ótima descrição e texto. Eu estava mesmo me fazendo essa pergunta "técnicas de quê?". Parece incrível.

    Beijos.


    Juba (dramaturgia)

    ResponderExcluir