sexta-feira, 30 de abril de 2010

Experimentação

Essa postagem tem  por objetivo contar um pouquinho de como anda o experimento. Hoje, o grupo seis, da qual faço parte, foi se encontrar pelos ares do Teatro da Aliança Francesa e pela transpiração e inspiração, delineamos, aprofundamos e nos construímos enquanto grupo.

Constituídos por essa sutileza,  discutimos  o conceito que as nossas diretoras elegeram para o trabalho: a ficcionalização da realidade.


A partir disso perambulamos por diferentes idéias: falamos da importância do teatro de Ibsen; a antecipação que ele faz dos conteúdos do épico, como diria Anatol Rosenfeld: o teatro ibseniano tem a forma do drama burguês, mas o conteúdo já aponta para o épico; a importância de entendermos que as personagens, do Inimigo do Povo, não são tipos, mas representações da incoerência humana; de como as ações da peça são movidas pelo Dr. Stockman e tantas outras cositas.



Nós, dramaturgistas, temos a tarefa de levar no próximo encontro o primeiro texto para a encenação, teremos uma tarefa interessante, já que devemos passar pela foco do quarto poder - a mídia - e a ficcionalização da realidade. Caminhemos que o bonde passa ...

4 comentários:

  1. Eeeeee... Que legal... O experimento nos pede abertura, movimentação e ouvido... Vamos que vamos!!!

    ResponderExcluir
  2. A ficcionalização da Realidade? É muito bacana ainda mais quando tratamos desse quarto poder. Que pode desde julgar alguém (caso nardoni) eles já estão julgados pela mídia 5 dias depois do crime e somente agora foi concretizado e eleger um presidente.

    ResponderExcluir
  3. Que post legal Aninha! Dá um bom feedback e uma injeção de animos...

    Apesar das primeiras pressões na corrida contra o tempo, também sinto que estamos caminhando juntos, e seja qual for o resultado, só este caminho já está valendo a pena. Conhecer vocês, finalmente, e compartilhar com todos está sendo um dos pontos mais altos do processo.

    O Inimigo do Povo é um texto maravilhoso, ñ é??

    Bom, estamos ansiosos também para trocar com os outros grupos, saber a que pé estao, enfim... vamos escrever no Blog pessoal !!

    Até breve!

    Vanessa Guillén (direção grupo 6)

    ResponderExcluir
  4. Vanessa, trocar e "processuar" é o mais importante, pedindo licença para criar um novo verbo, já disseram muitos: vivenciar o processo é muitas vezes o objetivo primeiro de uma construção teatral. Dessa forma, deixemos o barco seguir, fluir...

    E fica um chamado: Galera dos outros grupos, posta ai algo pra gente conhecer!!! bjoooosss

    ResponderExcluir