quinta-feira, 20 de maio de 2010

É o começo... do Experimento que a vida nos pede todos os dias

Para alguns: desafio, trabalho, oportunidade, invenção, trajetória, partilha, troca, medo, descoberta, enfrentamento, mil coisas...
Para outros: lição de casa, agenda, tarefa a cumprir, despir-se, mostrar as lacunas, vazar o ser, desistência, escada, azo, arte...
É impossível definir, jamais nos caberia universalizar, medir ou até valorar as ações dos nossos “colegas”. Valorar como boa ou ruim, grande ou pequena.
Cada um é um mundo de possibilidades. Alguns não contentes em ser um mundo, se lançam nos braços da vida e tornam-se um universo de possibilidades. Universo!!!
Experimento... Ensaio... Tentativa... Exercício... Estágio... Aprendizado...
Nesses dias de experimento, perguntava-me quase o tempo inteiro: onde estava o sentido da arte naquele meu fazer. Agora entendo, que o resultado não está apenas no momento final do palco, na cena resumida. Está no trabalho em conjunto e sozinho, nas horas de reflexão e tentativas, nas desculpas amarelas, nas brigas que nem sempre levavam ao consenso.
É difícil trabalhar em conjunto, o fluxo nos cobra o tempo inteiro abertura.
Eis a maior lição que pude ter: ouvir o outro, deixa-lo falar, esperar e esperar trabalhando.
Aos meus colegas de experimento (grupo8), obrigado pela partilha e convivência. A todos, dos tratores até os mais quietos e vagarosos. Cada um com sua singularidade e contribuição, com suas palhaçadas e mau humor.
Viva a vida!!! Quem sabe: viva a arte!!!

Ricardo Soares Reis - Dramaturgia

Um comentário: